Celebrar o dia da Padroeira
Hoje é dia 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara, a Padroeira da minha aldeia, onde nasci. É um dia de festa, um dia de celebração. Para assinalar este dia que preenche de forma especial os corações de todos os que nasceram e vivem em Santa Bárbara de Padrões, criei este espaço virtual, um blog que dedico a todos os que sentem, como eu, que as raízes, a história e o passado da nossa terra é importante e nos caracteriza de forma única. Aqui, em Santa Bárbara de Padrões, será sempre o meu berço.
Porque o mundo virtual inundou as nossas vidas e o nosso quotidiano não se pode passar ao lado da importância que esse espaço tem para todos os cidadãos. Assim, como “cidadão do mundo” apresento um blog no qual pretendo divulgar acontecimentos, histórias, tradições e reflexões sobre as mais variadas temáticas.
Espero que este blog seja uma janela aberta, com jovialidade e interesse para todos. A escolha do dia 4 de dezembro para apresentação pública do blog não é alheia ao trabalho que já apresentei no decorrer de 2018, especialmente no livro que publiquei intitulado "Santa Bárbara de Padrões - A Identidade de uma Freguesia". É justamente o dia de Santa Bárbara. A santa mártir que dá nome à aldeia onde nasci e que guardo no coração.
Sem dúvida que poderão encontrar neste blog muitos temas, histórias, recordações e memórias sobre a aldeia de Santa Bárbara de Padrões, as suas tradições, usos e costumes. Será também um espaço para divulgação da atualidade, das iniciativas e eventos a que as forças vivas desta freguesia dão corpo e alma. Será ainda um espaço para divulgar o Cante Alentejano pelo mundo fora, o trabalho dos nossos grupos corais e etnográficos e os projetos das associações e entidades de toda a Freguesia.
Todavia não é meu objetivo traçar limites aos temas, informações e reflexões neste blog. Além da Freguesia, o concelho e toda a região do nosso Alentejo irão preencher este espaço.
Ao sabor da vontade, das estações e das lembraças, irei aqui publicar regularmente os meus textos e os meus interesses. E justamente porque pretendo que seja uma janela aberta para o mundo, neste blog aceito as vossas sugestões, comentários e observações que comigo queiram partilhar.